terça-feira, 6 de outubro de 2009

Nanopartículas são nova arma contra o câncer

5 de outubro de 2009

Cientistas britânicos estão desenvolvendo uma nova arma contra o câncer - nanopartículas capazes de aquecer e matar as células tumorais sem danificar as células saudáveis do organismo. Os pesquisadores da University College London (UCL) descobriram que nanopartículas de óxido de ferro podem ser acopladas a anticorpos que localizam o câncer ou a células-tronco que identificam os tumores, para assim serem levadas diretamente ao alvo, sem a necessidade de prejudicar as demais células.

Segundo os cientistas, ao aquecer as células tumorais numa temperatura 5 ou 6 graus superior à do corpo, com a ajuda de um novo equipamento chamado hipertemia magnética por corrente alternada (MACH), os tumores morrem.

"Isso oferece uma nova forma de tratar o câncer", disse a equipe da UCL em uma entrevista coletiva nesta segunda-feira. "Se conseguirmos fazer as partículas magnéticas migrarem para as células do câncer, deixaremos as células saudáveis ilesas - o máximo da terapia-alvo."

Os cientistas afirmaram que o trabalho estava num estágio inicial e nenhum teste havia sido feito em humanos. Eles preveem mais uma década de desenvolvimento, para refinar e testar as técnicas antes que elas possam ser licenciadas para o tratamento do câncer. "Desejamos estar prontos para fazer os ensaios clínicos ao final de três anos", disse Quentin Pankhurst, professor de física na UCL.

(Com agência Reuters)

6 comentários:

  1. oi edmur se der me ligue se vc estiver livre gostaria de encontra lo posso encontra-lo e busca-lo em qualquer lugar cucho

    ResponderExcluir
  2. Cucho
    é amanhã...
    sem falta...
    te ligo

    ResponderExcluir
  3. QUERIDO ED ..CONTAGEM REGRESSIVA/BELO!..AGUARDO-TE..BJS/COMO AS NANO DE ESPECIAL ALCANCE /TB NA ANJA/LIDIA/NAMASTE

    ResponderExcluir
  4. Lídia
    já já câncer vai ser prevenido...
    se Deus quiser.
    beijo

    ResponderExcluir
  5. Que Deus te ouça, Amém!!!
    Como tá em Sampa, tudo certo?
    bjs
    Lili

    ResponderExcluir
  6. Lili
    tá bem demais... graças a Deus.
    beijão

    ResponderExcluir